SEO para blogs: Guia básico para bloggers iniciantes

Você é um novo blogueiro sem absolutamente nenhuma ideia de “como fazer SEO”?

Não se preocupe, porque este post contém tudo o que você precisa saber para começar a trabalhar com SEO no seu blog.

Vamos mostrar as etapas exatas que você precisa seguir para otimizar seu blog para mecanismos de pesquisa como o Google, para que comece a gerar tráfego orgânico.

Vamos começar.

O que é SEO?

Se você quer saber o que é SEO, saiba que essa sigla significa Search Engine Optimization e é usado para descrever o processo de otimização do seu site ou blog para que ele possa ser encontrado em mecanismos de pesquisa como Google, Bing ou Yahoo. 

Otimizar o seu site para SEO pode ser feito usando palavras-chave relevantes, criando backlinks e melhorando a experiência do usuário.

Porque os bloggers devem usar SEO?

seo para blogs 1 - SEO para blogs: Guia básico para bloggers iniciantes

Você sabia que a parte mais difícil dos blogs é conseguir tráfego para o seu site?

Depois de publicar sua postagem, seu trabalho não está concluído. Para que as pessoas leiam sua postagem, você precisa promover seu blog continuamente.

Na verdade, existe uma regra 20/80. 20% do seu tempo deve ser gasto na redação de postagens em blogs e 80% na promoção. Isso é muito trabalho.

É aqui que o SEO pode ajudá-lo.

Usar o SEO em seu site pode enviar tráfego para seu site sem que você precise promovê-lo.

Ao otimizar suas postagens de blog para SEO, o Google pode começar a classificar seu site nas SERPs (páginas de resultados de mecanismos de pesquisa) e assim seu blog vai ser muito mais visto.

SERPs

É ótimo quando o seu blog começa a ser classificado no Google porque o tráfego do Google é um tráfego super direcionado.

Quando alguém pesquisa algo no Google, provavelmente deseja responder a uma pergunta, resolver um problema ou comprar um produto. 

Se a sua postagem no blog oferece a solução que eles procuram, você pode aumentar a sua lista de e-mail e as vendas de afiliados ou produtos.

Depois que seu blog for classificado no Google, você não precisará fazer mais nada para obter um fluxo consistente de tráfego.

Diferentes tipos de SEO

São dois tipos de SEO que podem ser implementados em seu site, o SEO on-page e o SEO off-page.

SEO-on page são todas as técnicas de SEO que você usa em seu site, como palavras-chave e melhoria da experiência do usuário. 

SEO off-page é tudo fora do seu site que melhora sua classificação nas SERPs, como a construção de backlinks e sua presença nas redes sociais. 

Tanto o SEO on-page quanto o off-page são igualmente importantes e, para colocar as postagens do seu blog na primeira página do Google, você deve incorporar ambos.

Agora vamos dar uma olhada em como otimizar seu blog com SEO na página.

Encontre um boa palavra chave

seo para blogs 2 - SEO para blogs: Guia básico para bloggers iniciantes

A primeira coisa que você precisa fazer ao otimizar sua postagem no blog é encontrar uma palavra-chave para a qual deseja se classificar.

Dependendo do seu nicho, muitas palavras-chave têm muita concorrência, por isso é melhor usar uma palavra-chave de cauda longa.

Uma palavra-chave de cauda longa é uma frase curta que alguém digitaria no Google para encontrar o que procura. Portanto, uma pergunta ou frase com cerca de 3 a 6 palavras funcionaria melhor.

Recomendamos o Ubersuggest, uma ferramenta de palavras-chave gratuita que mostra quantas pesquisas suas palavras-chave recebem mensalmente.

Digamos que você seja um blogueiro de saúde e queira escrever um post sobre como perder peso. Como você pode esperar, este é um tópico muito popular e a frase-chave Como perder peso é altamente competitiva.

Digite esta frase no Ubersuggest e dê uma olhada nos resultados.

Use o Ubersuggest para pesquisar diversas variações de frases-chave e escolha uma que tenha pelo menos cem pesquisas por mês e uma baixa dificuldade de SEO.

Para ajudá-lo a encontrar variações para sua frase-chave, digite-a no Google e role até a parte inferior da página para ver o que as pessoas realmente procuram. Você pode se surpreender.

Adicione a palavra encontrada ao seu post

Agora que você tem sua palavra-chave de cauda longa, temos que adicioná-la à postagem do seu blog nos seguintes lugares.

Título da postagem no blog (H1)

Um dos lugares mais importantes para adicionar palavras-chave é, obviamente, o título do post. Seu título informa a seus leitores e ao Google sobre o assunto de sua postagem, portanto, certifique-se de usar sua frase-chave exata para isso.

Nas primeiras 100 palavras do seu conteúdo

Adicione sua frase-chave à introdução de sua postagem, novamente deixando bem claro do que trata sua postagem.

Subtítulos (H2, H3, H4 etc)

Tente usar sua frase-chave novamente em um de seus subtítulos. Se for difícil tornar esse tom natural, você poderá usar uma variação de sua frase-chave.

Use variações de sua palavra-chave em toda a postagem

Use sinônimos e variações de sua frase-chave em toda a postagem. Por exemplo, se você escrever sobre gerenciamento de tempo, poderá incluir as palavras produtividade, economia de tempo, etc.

Imagens

Ao criar uma imagem para a postagem do seu blog, use a palavra-chave de cauda longa para nomeá-la.

Então, em vez de chamar sua imagem de 5343.jpg, chame-a de como-perder-peso.jpg. E sua próxima imagem pode ser chamada de como perder peso 2.jpg.

Alt tags

Na biblioteca de mídia do WordPress, você tem a opção de adicionar uma tag alt a cada imagem que enviar. Alt tags são usados ​​para pessoas com deficiência visual, descrevem a imagem para eles.

Certifique-se de descrever sua imagem em sua tag alt e, para os pins do Pinterest, você pode adicionar o título do seu pin, que deve incluir suas palavras-chave.

Quantidade de palavras-chave

Não pense que você tem que repetir sua palavra-chave em todos os lugares de sua postagem. Mantenha-o relevante e natural, escreva primeiro para seus leitores e depois para os mecanismos de pesquisa.

Se você instalar o Yoast, ele dirá se você está usando uma palavra-chave com muita frequência.

Instale o Yoast

Para ajudá-lo com seu SEO na página, instale Yoast, um plugin gratuito para WordPress. Yoast adiciona uma seção de SEO na parte inferior de sua postagem no editor do WordPress.

Aqui você precisa preencher sua frase-chave de foco, seu título de SEO, seu slug e sua meta descrição.

  • Sua frase-chave de foco é sua palavra-chave de cauda longa.
  • O título de SEO deve ser a palavra-chave de cauda longa e o nome do blog.
  • Seu slug é a parte da url da postagem do seu blog que aparece após o nome do seu domínio, esta também deve ser sua palavra-chave de cauda longa
  • Sua meta descrição é uma breve descrição de sua postagem que aparece nas SERPs. 

Certifique-se de adicionar sua palavra-chave de cauda longa, mantenha sua descrição abaixo de 155 caracteres e torne seu texto atraente para que as pessoas queiram clicar em sua postagem.

Utilizando todas essas dicas que passamos, com certeza você vai fazer seu blog receber bastante tráfego e consequentemente alcançar seus objetivos.

Agora que tal compartilhar este post com seus amigos para que mais pessoas aprendam a turbinar seu blog 😉

Sobre o Autor

Karla Haydê
Karla Haydê

Olá, muito prazer, sou Karla Haydê, cidadã do mundo (com um pé no Piauí e o outro no Maranhão) e empreendedora digital. Nos momentos de lazer faço Sudoku e assisto séries. Alguém pode me dizer se há outra melhor que Breaking Bad? Impossível, hehe. Ah, faço a melhor lasanha e bolo de chocolate do mundo :D

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.