Aqui está um glossário de marketing digital completo para você.
Fiz esse artigo porque me fez pensar no meu início por estas bandas…
Lembro que não era incomum sentir dúvidas com os termos usuais.
Se você está se sentindo desorientado, tal como eu estava, não precisa ficar de miolo mole, pois suas dúvidas acabaram.
Eis aqui a solução 🙂
Não espero que você saia lendo este glossário desenfreadamente. A intenção é que sempre que você sinta dúvidas recorra a ele.
Por isso, não precisa fica maluco em decorar tudo, pois à medida que você começar a trabalhar no marketing digital as terminologias da área vai se inserindo aos poucos no seu vocabulário.
Quando você menos esperar, o expert que há em você despertará.
Agora chega de blá, blá, blá e vamos destrinchar o glossário de marketing digital para nunca mais ficar boiando toda vez que você ouvir alguém proferir alguma terminologia da área.
Topa ler até o final?
Conteúdo do Post
#
301 Redirect – Um método de redirecionar um visitante de uma página da web para outra página da web. Esse tipo de redirecionamento deve ser usado para redirecionamentos permanentes.
302 Redirect – Um método de redirecionar um visitante de uma página para outra. Esse tipo de redirecionamentos é usado apenas para situações temporárias.
404 Error – A mensagem de erro que aparece quando um visitante tenta acessar uma página da web que não existe.
A
Afiliado – Quando você é afiliado a uma empresa ou serviço. Geralmente indicando/anunciando seus produtos em troca de uma comissão sobre vendas.
Algoritmo – conjunto de critérios ou regras de uma plataforma ou site
Analytics (ou Google Analytics) – plataforma do Google que permite aos webmasters coletar estatísticas e dados sobre os visitantes do site. O Google Analytics permite que os webmasters vejam de onde vem o tráfego da web e como os visitantes se comportam uma vez no site.
Automação de e-mail – sistema de marketing que usa software para enviar e-mails automaticamente com base em acionadores definidos.
Automação -programas de computador para executar tarefas que são repetitivas, que normalmente seriam concluídas por um ser humano.
Autoresponder – mensagem de e-mail que foi configurada para enviar automaticamente para seus destinatários.
Avatar (ou Persona) – imagem ou nome de usuário fictício para representar uma pessoa.
B
Backlink – são hiperligações que apontam para um determinado site. Também se designam por links externos.
Bing Ads – plataforma que oferece publicidade paga por clique nos sites Bing e Yahoo! (motores de busca). O serviço permite que as empresas criem anúncios e, subsequentemente, veiculem os anúncios para os consumidores que pesquisam a palavra-chave na qual as empresas fazem lances. Essa plataforma também oferece opções de segmentação, como localização, segmentação demográfica e de dispositivo.
Bing – mecanismo de pesquisa da Web que fornece serviços de pesquisa para produtos de pesquisa na Web, vídeo, imagem e mapa.
Bio – uma biografia nas mídias sociais refere-se a um pequeno texto explicativo que explica quem é o usuário. Ex: bio do Instagram.
Bitly – é um serviço gratuito de encurtamento de URL que fornece estatísticas para os links que os usuários compartilham online. Bitly é popularmente usado para camuflar URLs longas para facilitar o compartilhamento.
Black Hat – termo utilizado na informática para se referir as pessoas ou técnicas que visam atingir um objetivo sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável. Esse objetivo pode ser a entrada em um sistema protegido, monetização por meios não autorizados ou o acesso às informações confidenciais. Resumindo: pessoas que praticam o SEO de forma antiética.
Blog – o site que você baixou esse ebook é um blog. Um jornal online onde as pessoas podem compartilhar opiniões e discutir vários tópicos.
Blogosfera – comunidade de blogs.
Bot – programa de computador que pode interagir com a Internet, geralmente para automatizar tarefas ou coletar dados.
Bread Crumbs – links de navegação no topo de uma página da Web que melhor ajudam o usuário a entender onde estão no site. Esses links geralmente aparecem próximos ao título da página da Web e se parecem com isso: Home> Serviços> Serviço específico.
Business Manager – plataforma do Facebook que permite aos profissionais de marketing gerenciar várias páginas e contas de anúncios em um local central.
C
Campanha – série de mensagens publicitárias que compartilham um tema e comercializam um produto ou serviço. No contexto do marketing digital, as campanhas podem ser executadas por meio de plataformas de publicidade de rede de pesquisa e exibição (ou seja, Google, Bing, Facebook), mídia social, email ou outras plataformas online.
Canonical (rel = canonical) – parte do código que é adicionada ao cabeçalho HTML de uma página da Web para indicar ao Google se um conteúdo é original ou duplicado de outro lugar. O conteúdo original deve ser canônico para si mesmo, e o conteúdo de outros lugares deve apontar o canônico para o URL original. Os canônicos também podem ser usados para evitar problemas de conteúdo duplicados em um site.
Canva – ferramenta de design fácil de usar para não-designers e designers. A ferramenta oferece vários modelos que aderem às dimensões necessárias para imagens sociais compartilháveis no Pinterest, Twitter, Facebook, Instagram, etc.
Condução de Tráfego – atividade de marketing com o objetivo de aumentar o tráfego para um site.
Consulta – termo dado para o que um usuário digita e pesquisa usando mecanismos de pesquisa como Google, Bing e Yahoo.
Conteúdo – qualquer forma de mídia online que pode ser lida, assistida ou interagida. O conteúdo geralmente se refere especificamente ao material escrito, mas também pode incluir imagens e vídeos.
Conversão – conclusão de um objetivo predefinido. Isso costuma ser usado para rastrear o número de visitantes do site que foram “convertidos” em clientes pagantes, embora as vendas nem sempre sejam escolhidas como a métrica. Outros objetivos comuns são assinaturas de boletins informativos e downloads de conteúdo do site.
Cookie – arquivo de texto que é usado por navegadores da Web e sites para armazenar dados, como sessões de login ou para rastrear sua atividade em um site.
Copywriting – uso de palavras para criar texto atraente geralmente usado para vender produtos ou chamar à atenção das pessoas.
Crawler – software automatizado que analisa websites. O nome reflete como o software “rastreia” através do código, e é por isso que às vezes eles também são chamados de “spiders”. Os rastreadores são usados pelo Google para encontrar novos conteúdos e avaliar a qualidade das páginas da Web de seus índices.
CRO (Conversion Rate Optimization) – ramo do marketing digital que visa melhorar a taxa de conversão de páginas web, tornando assim as páginas mais rentáveis. Otimização da taxa de conversão combina psicologia com marketing e web design, a fim de influenciar o comportamento do visitante da página web. CRO usa um tipo de teste chamado “A / B split testing” para determinar qual versão de uma página (versão A ou versão B) é mais bem-sucedida.
CTA (Call to Action) – elemento em uma página da web usado para levar os visitantes a uma ação ou conversão específica. Um CTA (chamada para à ação) pode ser um botão clicável com texto, uma imagem ou texto e, normalmente, usa uma expressão verbal imperativa como: “ligue hoje mesmo” ou “compre agora”.
CTR (taxa de cliques) – proporção de quantas vezes um anúncio foi clicado, em comparação com quantas vezes ele foi exibido.
D
Dofollow – frase que denota um hyperlink ausente de uma tag “nofollow”. Por padrão, um hiperlink é um link dofollow até que um código “nofollow” seja adicionado a ele. Os links Dofollow transmitem a equidade SEO para o URL de destino, enquanto os links “nofollow” não.
E
Ecommerce (ou E-Commerce) – comércio eletrônico, é uma classificação para empresas que realizam negócios online. A forma mais comum de comércio eletrônico é um varejista online que vende produtos diretamente ao consumidor.
Email Marketing – uso de email com o objetivo de adquirir vendas, clientes ou qualquer outro tipo de conversão.
F
Fãs – termo usado para descrever pessoas que gostam da sua página no Facebook.
Funil de vendas – funil ou uma série de páginas da Web projetadas para fazer com que o usuário compre produtos ou serviços.
Funil – quando você guia os usuários da web por meio de um funil predefinido que geralmente tem várias chamadas à ação. Por exemplo, visite o site> compre produtos> compre upsell> assine à newsletter.
G
Geração de Tráfego – atividade de marketing com o objetivo de aumentar o tráfego para um site.
Gerenciador de anúncios do Facebook – gerenciador de anúncios é uma ferramenta para criar anúncios no Facebook, gerenciar quando e onde eles serão exibidos e acompanhar o desempenho das campanhas no Facebook, no Instagram ou na Rede de públicos.
Google Ads – serviço de publicidade online do Google. Esse sistema permite que os anunciantes alcancem os clientes por meio de suas redes de pesquisa e exibição. O Google Ads oferece vários modelos de custo que variam de acordo com a estratégia de lances e as metas da empresa. Os anunciantes podem dar lances em palavras-chave, o que permite que seus anúncios sejam exibidos nos resultados de pesquisa do Google e na rede de sites parceiros do Google.
Google Analytics – plataforma de software livre criada pelo Google, que é usada para analisar quase todos os aspectos dos usuários que acessam um site. O tráfego do site, as conversões, as métricas do usuário, as comparações de dados históricos e a eficácia de cada canal de marketing podem ser gerenciadas usando essa ferramenta.
Google Maps – serviço de localização e navegação fornecido pelo Google. Usando o maps.google.com, os usuários podem pesquisar lojas, restaurantes, empresas e pontos de referência em qualquer lugar do mundo. Normalmente, os usuários encontrarão rotas para estabelecimentos próximos, incluindo empresas locais usando o Google Maps.
Google Penguin – codinome dado a uma atualização realizada no algorítmo do Google em 2012 gerando a maior penalização contra a prática de spam nos motores de busca.
Google Panda – codinome dado a atualização realizada no algoritmo do Google em 2011 com a finalidade de combater as páginas web de baixa qualidade.
H
Hangout – serviço de vídeo para lives ou aulas.
Hashtag – uma frase que começa com o símbolo “#” usado nas mídias sociais como uma forma de marcar o conteúdo para os usuários encontrarem. A adição de hashtags a uma postagem permite que os usuários encontrem a postagem ao pesquisar por esse tópico. Isso pode ser usado para encontrar usuários que procuram tópicos amplos nas mídias sociais, bem como tópicos detalhados e de nicho.
Hiperlink – um hiperlink é um código HTML que cria um link de uma página da web para outra, caracterizado frequentemente por uma palavra ou imagem destacada que leva você ao local destinado quando você clica nesse item realçado.
HTML – significa linguagem de marcação de hipertexto. HTML é um conjunto de códigos que são usados para informar um navegador da web sobre como exibir uma página da Web. Cada código individual é chamado de elemento ou tag. HTML tem um elemento inicial e final para a maioria das marcações.
I
Iframe – um documento HTML que está dentro de outro documento HTML em um site. Iframes são usados comumente para incorporar conteúdo de uma fonte em outra página da web.
Inbound Marketing – refere-se às atividades e estratégias utilizadas para atrair potenciais usuários ou clientes para um site. O marketing de entrada é crucial para ter uma boa presença na web, pois é usado como uma maneira de atrair potenciais clientes, educando e criando confiança sobre seus produtos ou serviços através do marketing de conteúdo.
Indexado: página da web incluída no índice do Google.
Índice de qualidade – classificação do Google Adwords sobre a relevância e a qualidade das palavras-chave usadas nas campanhas de PPC. Essas pontuações são amplamente determinadas pela relevância da cópia do anúncio, pela taxa de cliques esperada, bem como pela qualidade e relevância da página de destino. O Índice de qualidade é um componente para determinar os leilões de anúncios. Portanto, ter uma pontuação alta pode levar a classificações mais altas de anúncios a custos menores.
Índice – quando usado como um código, o índice refere-se a todas as páginas da web que o Google rastreou e armazenou para serem exibidas aos usuários do Google. Quando usado como verbo, refere-se ao ato de o Google copiar uma página da Web em seu sistema, por exemplo: “O Google indexou meu site hoje para que ele comece a aparecer nos resultados da pesquisa”.
Internet Marketing (IM) – usando a internet para comercializar produtos ou serviços, seja como dono de uma empresa ou afiliado
Já que eu não encontrei nada com as letras J e K para incluir nesse glossário de marketing digital vamos seguir com letra L
Landing Page – página na qual você pretende que o usuário chegue. As páginas de destino costumam ter um claro apelo à ação.
Lead – cliente em potencial no funil de vendas que se comunicou com uma empresa com a intenção de comprar por meio de uma chamada, e-mail ou preenchimento de formulário online. Pessoa que se interessou pelo seu serviço ou produto.
Link Network – estratégia de construção de link blackat que usa uma rede de sites todos interconectados com links, a fim de impulsionar os perfis de backlinks e classificar determinados sites em resultados de pesquisa do Google. Algumas redes de links também podem ser conhecidas como redes privadas de blogs (PBNs). Redes de links e PBNs são contra as diretrizes do Google e são desvalorizadas ou penalizadas quando detectadas.
Link profile – agrupamento cumulativo de todos os links que apontam para um site específico. Um perfil de link pode ser usado para determinar o poder, a confiança, o assunto e o conteúdo de um site. Os perfis de links são importantes para determinar onde um site é classificado nos resultados da pesquisa do Google. Se um site tiver um grande número de links de sites que não são confiáveis, de natureza adulta, spam ou contra diretrizes, o perfil do link terá um efeito negativo nos rankings. Se um site tiver um grande número de links de sites que sejam fortes provedores de conteúdo ou fontes confiáveis de informações, isso terá um efeito positivo nos rankings.
Link – também conhecido como hiperlink, um link é uma seqüência de texto estruturado do protocolo de transferência de hipertexto usado para conectar páginas da web na Internet. Existem duas formas principais de links: links internos que apontam para páginas no mesmo site e links externos que apontam para páginas da web em um site diferente.
Linkedin – site de rede social voltado para conectar profissionais a empregos, empresas e outros profissionais do setor. O Linkedin também é uma plataforma para marketing, publicação de trabalhos e compartilhamento de conteúdo profissional.
Lista de e-mail – endereços de e-mail que podem ser usados para enviar campanhas de marketing por e-mail direcionadas.
LSI (Indexação Semântica Latente, em português) – método de indexação de mecanismos de pesquisa que cria uma relação entre palavras e frases para formar uma melhor compreensão do assunto de um texto. A indexação semântica latente ajuda os mecanismos de pesquisa a fornecer resultados para consultas com maior precisão. Ajuda também os usuários na recuperação da informação ao utilizar palavras-chave nas suas pesquisas
M
Marketing de Afiliados – divulgação e vendas de produtos de terceiros em troca de uma comissão sobre vendas confirmadas ou leads gerados por você.
Marketing Digital – é o marketing realizado em ambiente digital. O ambiente web permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos, e é nesse ponto que precisam saber se comunicar da forma correta.
Você tem o sonho de trabalhar em casa com o marketing digital e viver exclusivamente do seu talento? Aqui vai um curso de marketing digital grátis e fantástico.
Mecanismo de pesquisa – programa que pesquisa um índice de informações e retorna resultados para o usuário com base em palavras-chave correspondentes. Os mecanismos de busca mais conhecidos são o Google, o Youtube, o Pinterest, o Bing e o Yahoo.
Metadados – informações que acrescem aos dados e que têm como objectivo informar-nos sobre eles para tornar mais fácil a sua organização.
Metatags: fragmentos de HTML adicionados ao código de uma página da Web que adicionam informações contextuais para rastreadores da Web e mecanismos de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa usam metadados para ajudar a decidir quais informações de uma página da web exibir nos resultados. Exemplos de meta tags incluem a data em que a página foi publicada, o título da página, o autor e as descrições da imagem.
N
NAP (nome, endereço, número de telefone) – um acrônimo para citações locais. Consistência em citações de nome, endereço e número de telefone é uma parte importante de uma campanha de SEO local. Para criar autoridade de SEO local, o nome, endereço e número de telefone de uma empresa devem ser listados em sites de citação locais como Yelp, Google Business, Lista de Angie, Páginas Amarelas, Better Business Bureau, Foursquare e muito mais.
Nicho – assunto ou mercado específico que você segmenta. O nicho do blog “Empreender pra quê? é sobre marketing digital.
Nofollow – atributo de link HTML que comunica aos rastreadores da Web e aos mecanismos de pesquisa que o link para a página da Web de destino NÃO deve transferir a equidade de SEO (ou seja, não deve oferecer benefício de SEO para o destinatário). De acordo com as diretrizes do Google, qualquer link que não seja natural deve ter uma tag nofollow.
O
Operador de pesquisa – modificador de texto que pode ser usado nas pesquisas do Google para retornar resultados mais específicos. Os operadores de pesquisa atuam essencialmente como atalhos para uma pesquisa avançada.
Orgânico – uma fonte de tráfego para um site que aparece clicando em um resultado de mecanismo de pesquisa não pago. O tráfego orgânico é uma medida principal de uma campanha de SEO e cresce à medida que um site se classifica melhor por palavras-chave ou por mais palavras-chave nos mecanismos de pesquisa.
P
Página de destino – página da web de destino na qual um usuário chega depois de clicar em um link (em um anúncio ou em qualquer outro lugar). Algumas páginas de destino são projetadas com o propósito de geração de leads, e outras são direcionadas para o fluxo de tráfego em todo o site.
Palavra-chave de cauda longa: como o próprio nome refere é uma palavra-chave maior e corresponde especificamente a uma consulta de pesquisa do usuário. Uma palavra-chave de cauda longa obtém menos pesquisas por mês, mas tem uma intenção de pesquisa maior e, normalmente, menos concorrência por empresas que procuram fornecer conteúdo para essa consulta de pesquisa.
Palavra–chave – uma palavra ou frase indicativa do tema principal em uma parte do conteúdo. Quando você procura algo em um mecanismo de pesquisa, você digita uma palavra-chave e o mecanismo de pesquisa fornece resultados com base nessa palavra-chave. Um dos principais objetivos do SEO é ter o seu site exibido em pesquisas para o maior número possível de palavras-chave.
PBN (Private Blog Network) – também conhecida como uma rede de links, uma rede privada de blogs todos interligados entre si. Essas redes destinam-se a manipular os mecanismos de pesquisa, adicionando grandes quantidades de novos links ao perfil de links de um site.
PDF – um formato de documento digital que fornece uma imagem digital de texto ou gráficos. Os PDFs são o tipo de documento preferido ao carregar documentos na Internet devido à facilidade de uso e à capacidade de serem importados ou convertidos facilmente. Os PDFs podem ser lidos e indexados pelo Google exatamente como uma página da web normal.
Penalidade – infração emitida pelo Google,a um webmaster por violar as diretrizes do Google.
Perfil do Facebook – uma conta pessoal do Facebook. Os perfis são criados automaticamente quando um usuário se inscreve.
Pinterest – é um mecanismo de busca que oferece aos usuários ideias, entretenimento e orientações para uma decisão de compra. Os usuários têm a capacidade de “fixar” e “repassar” o conteúdo que eles gostam para os seus perfis. Excelente fonte de tráfego.
Podcast – é uma série de arquivos de mídia digital, geralmente de áudio, que são lançados episodicamente e geralmente baixados por meio de um feed RSS.
PPC / Pay-Per-Click – modelo de publicidade online no qual os anunciantes são cobrados pelo anúncio quando clicado. O modelo PPC é comumente associado ao mecanismo de pesquisa e publicidade de mídia social, como o Google Ads e o Facebook Ads.
Prova social – refere-se a um fenômeno psicológico em que as pessoas buscam orientação daqueles que as rodeiam para determinar como devem agir ou pensar em determinada situação. Nas mídias sociais, a prova social pode ser identificada pelo número de interações que uma parte do conteúdo recebe ou pelo número de seguidores que você tem. O pensamento é que se os outros estão compartilhando algo ou seguindo alguém isso deve ser bom.
Publicidade Linkedin – plataforma de publicidade do LinkedIn. Por meio de diferentes formatos de anúncio, os anunciantes podem fazer lances no espaço do anúncio e segmentar públicos-alvo únicos com base no cargo, anos de experiência, setor e muitos outros dados demográficos.
Publicidade no Facebook – o Facebook permite que os anunciantes alcancem seus usuários por meio de sua rede de anúncios. Uma variedade de tipos de anúncios pode ser criada para atingir várias metas definidas pelas empresas. A publicidade no Facebook é única, pois os públicos-alvo são criados com base em informações demográficas que o Facebook tem sobre seus usuários, em comparação com a publicidade do Google que usa palavras-chave.
Publicidade no YouTube – o YouTube oferece publicidade em vários formatos. Todos esses anúncios podem ser criados e executados na plataforma do Google Ads.
R
Rankings – termo geral para onde um site aparece nos resultados do mecanismo de busca. O ranking de um site aumenta ou diminui com o tempo para diferentes termos de pesquisa ou consultas. A classificação é específica para cada palavra-chave, portanto, um site pode ter palavras-chave que se classificam na primeira página e outras que não.
Rede de Display – rede de sites e aplicativos que exibem anúncios gráficos em suas páginas da web. A rede de exibição do Google abrange mais de dois milhões de sites que alcançam mais de 90% das pessoas na Internet. As empresas podem segmentar consumidores na Rede de Display com base em palavras-chave / tópicos, posicionamento em páginas da Web específicas e por meio do remarketing.
Rede de Pesquisa – grupo de websites nos quais os anúncios podem ser exibidos. A Rede de Pesquisa do Google, por exemplo, é um grupo de websites do Google e de outras empresas que fazem parceria com o Google para exibir anúncios de texto.
Redirecionamento – maneira pela qual um navegador da web leva um usuário de uma página para outra sem que o usuário clique ou faça qualquer entrada. Existem vários tipos de redirecionamentos (o mais comum deles é o redirecionamento 301), que servem a propósitos diferentes. Normalmente, isso ajuda a melhorar a experiência do usuário em um site.
Referência: um meio denotado no Google Analytics que representa uma visita ao site proveniente de outro site (em oposição a uma pesquisa no Google, por exemplo). Quando os usuários clicam em um link para outra página da web externa, é dito que eles foram “encaminhados” para lá.
Rel Canonical – em HTML, “rel” é um atributo associado a links. O termo “canônico” pode ser aplicado ao atributo “rel”, que será vinculado à página original ou autoritativa a partir da qual o conteúdo está sendo usado ou referenciado. A página “canônica” é o conteúdo original e qualquer página que faça referência a ela é uma página duplicada ou semelhante. Usado para evitar problemas de conteúdo duplicado e manter as classificações do mecanismo de pesquisa.
Remarketing – também conhecido como retargeting, um tipo de anúncio pago que permite aos anunciantes exibir anúncios para clientes que já visitaram o site. O remarketing permite que os anunciantes “sigam” os usuários nas tentativas de redirecionar o usuário ao site original.
ROAS – Return on Ad Spend. Uma métrica de marketing de PPC que demonstra o lucro obtido em comparação com a quantidade de dinheiro gasto nos anúncios. Semelhante ao ROI.
Robots.txt – um arquivo de texto armazenado no servidor de um site que inclui regras básicas para indexar robôs que “rastreiam” o site. Este arquivo permite especificamente permitir (ou proibir) certos arquivos e pastas de serem visualizados por robôs de rastreamento, que podem manter suas páginas indexadas limitadas a apenas as páginas que você deseja.
ROI – significa retorno do investimento. Para que uma empresa receba um ROI positivo, ela deve ganhar mais dinheiro usando canais de marketing do que gastando no próprio marketing.
RSS – Really Simple Syndication. É uma maneira de os usuários acompanharem as atualizações de vários sites (sites de notícias, blogs e muito mais) em um único lugar, em vez de precisar fazer o check-in manualmente em cada site individualmente. Um RSS Feed é um lugar onde todas as atualizações são rastreadas juntas, em um formato facilmente visível.
S
Selfie – é um auto-retrato que normalmente é feito usando a tela da câmera invertida em um smartphone ou usando um bastão de selfie (um bastão que se conecta à sua câmera). Selfies são comumente compartilhados em redes de mídia social como Instagram, Twitter e Facebook usando a hashtag #selfie.
SEM (Search Engine Marketing) – um termo que pode ser aplicado: 1. Qualquer marketing digital que envolva o uso de um mecanismo de busca, ou 2. Apenas marketing digital pago que envolva um mecanismo de pesquisa, ou seja: PPC (pay-per- clique). Não existe um padrão da indústria para qual definição está correta, no entanto, a última é mais comumente usada.
SEO (Search Engine Optimization) – o processo de melhorar o desempenho e o posicionamento de um site ou vídeo em resultados de mecanismos de busca orgânicos através de uma variedade de metodologias, incluindo produção ou melhoria de conteúdo, aprimoramento técnico e de código e aquisição de links.
Snippet em destaque: quando o conteúdo de uma página da web é inserido nos resultados de pesquisa do google para fornecer instantaneamente as informações que um usuário está procurando.
Spam – termo amplo que inclui várias atividades nefastas diferentes no marketing digital que são feitas para ajudar um site a se classificar melhor ou a prejudicar um site concorrente. O spam é muitas vezes visto na forma de centenas ou milhares de backlinks de baixa qualidade que foram construídos por um SEO black hat para manipular rankings.
Spider – programa automatizado que visita sites, às vezes também chamado de “rastreador” ou “bot”. Um spider de spam visita sites por motivos nefastos, geralmente exibidos no Google Analytics como tráfego de lixo eletrônico. No entanto, o Google usa um bot para rastrear sites para que eles possam ser classificados e adicionados à pesquisa do Google.
T
Tag – No WordPress, uma tag é um marcador de identificação usado para classificar postagens diferentes com base em palavras-chave e tópicos.
Taxa de cliques: uma métrica mostrando com que frequência as pessoas clicam em um anúncio depois de visualizá-lo. Pode ser calculado dividindo o número de cliques no anúncio dividido pelo número de impressões (quantas vezes ele foi visto). Essa proporção pode ser útil ao determinar se as mensagens de um anúncio correspondem ao que o consumidor está pesquisando e se ele repercute com elas.
Taxa de Conversão – refere-se a uma métrica comum rastreada nas mídias sociais que é a porcentagem de pessoas que completaram uma ação pretendida (ou seja, preenchendo um formulário, seguindo uma conta social, etc.).
Taxa de Engajamento – métrica de mídia social popular usada para descrever a quantidade de interação – curtidas, compartilhamentos, comentários – que uma parte do conteúdo recebe.
Taxa de rejeição – A porcentagem de visitantes de um site que sai imediatamente sem clicar ou interagir com qualquer parte da página. Por exemplo, se 100 pessoas acessarem um site e 50 delas saírem imediatamente, o site terá uma taxa de rejeição de 50%. Os sites visam ter a menor taxa de rejeição possível, e as médias tendem a estar entre 40 e 60%.
Texto alternativo – atributo adicionado ao código HTML para imagens, usados para fornecer aos visitantes do site com deficiência visual informações sobre o conteúdo de uma imagem. A melhor prática determina que todas as imagens em um site devem usar o texto alternativo.
Texto Âncora – palavras clicáveis em um hiperlink. Em SEO, o texto âncora é um sinal de classificação para o Google, pois fornece um contexto sobre o site de destino.
Tráfego – são as pessoas que visitam o seu site. Em outras palavras, pessoas que chegam até o seu negócio online.
Twitter– nome de uma rede social e servidor para micoblogging. O nome twitter surgiu da palavra tweet que significa “pio de passarinho”.
U
URL – Uniform Resource Locator é o endereço de uma página da web. O URL refere-se à página da Web específica que um navegador da web está visualizando.
Upsell – parte de um funil de vendas quando um usuário compra um produto. Você tenta vendê-lo para fazer a compra de um segundo produto. Geralmente tem um preço mais elevado do que o primeiro produto.
Usabilidade – página da web com um bom design para facilitar o uso e aumentar as taxas de conversão.
V
Viral – é um termo usado para descrever um conteúdo – vídeo do YouTube, artigo do blog, foto, etc. – quando alcança muitas visualizações. A distribuição viral depende do compartilhamento frequente de um conteúdo específico em toda a Internet.
Visitantes – métrica no Google Analytics que quantifica um usuário de um site em um determinado período de tempo. Frequentemente, os visitantes são divididos entre “novos visitantes” que estão navegando pela primeira vez, ou “visitantes recorrentes” que já navegaram pelo menos uma vez no período determinado.
Vlogging – ou um vlog é um conteúdo que emprega vídeo para contar uma história ou relatar informações. Os vlogs são comuns em redes de compartilhamento de vídeos, como o YouTube.
W
Web 2.0 – A segunda grande fase de desenvolvimento da World Wide Web, marcada por uma mudança de páginas da Web estáticas para conteúdo dinâmico, bem como mídia social e conteúdo gerado pelo usuário.
Web Design Responsivo – um site que permite que todo o conteúdo seja exibido corretamente, independentemente do tamanho da tela ou do dispositivo. Seu site “responderá” ao tamanho da tela de cada usuário, diminuindo e reorganizando em telas menores e expandindo para preencher de forma adequada em telas grandes.
Webinar: uma live ou aula online usado para treinar, informar ou vender para um público de espectadores que se inscreveu para visualizar a apresentação.
Website – um documento de grupo de documentos acessíveis na World Wide Web.
Wireframe – um layout superficial de uma página da Web que atua como o primeiro passo no processo de design.
White hat – nome que se dá ao conjunto de boas práticas que podem ser feitas dentro do SEO para aumentar o ranqueamento de um site. Estão sempre de acordo com as Diretrizes de Qualidade do Google e promovem um aumento de ranqueamento de maneira limpa, sem que o site seja visto como irregular ou ruim pelo Google.
Y
Yahoo! Pesquisa – o terceiro maior mecanismo de pesquisa dos EUA, de propriedade do Yahoo. A partir de 2009 o motor foi alimentado pelo Bing.
Yahoo! Publicidade – os anúncios do Yahoo e do Bing são executados na plataforma do Bing Ads. Esses mecanismos de pesquisa compartilham redes de publicidade.
YouTube – um site de compartilhamento de vídeos comprado pelo Google em 2006. O YouTube faz parte da rede de anúncios do Google. É, atualmente, o segundo mecanismo de busca mais usado no mundo.
Qual é o próximo passo?
Com este glossário do marketing digital em mãos é o primeiro passo para você entrar de cabeça no empreendedorismo digital.
Agora que tal sair da teoria e partir para ação?
O curso que eu te indico é o Fórmula Negócio online. Com esse treinamento você será capaz de construir um negócio online do zero na internet mesmo que você não tenha experiência nenhuma e tenha pouco tempo para colocar tudo em ação.
Por agora, aproveita e faça o download gratutito do Glossário para você ter em mãos e recorrer sempre que precisar.
PS: se houver algum termo que não esteja aqui incluído (o que pode ser bem provável), por favor, deixe nos comentários. Terei o maior prazer em incluir na lista a sua nova palavra sugerida 😉
Sobre o Autor
0 Comentários